Redes sociais, boleia, universidade e residência. Chamemos-lhe tags do gotoCampus, uma aplicação web desenvolvida por Vítor Caneco e Marc Abreu, estudantes na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), que promove o carpooling.
Poupar o ambiente e o orçamento são objectivos.
Reduzir os custos das viagens, os problemas de congestionamento e o volume do tráfego automóvel, as emissões de poluentes, o stress, aumentar a oferta de estacionamento e promover as redes sociais e aumentar a oportunidade de fazer/reforçar amizades, são as principais metas do projecto.
“A implementação de um sistema de ‘boleias’, entre os membros da comunidade académica do Campus 2, surge inserido num quadro de acções definidas no âmbito do projecto europeu T.aT. Students Today and Citizens Tomorrow”, pode ler-se sobre o goCampus, que está a ser implementado no Campus 2 (ESTG) – conta ainda com a Escola Superior de Saúde –, o mais populoso do IPL, com cerca de 6.000 pessoas, entre estudantes, docentes e funcionários.
“Numa primeira fase, prevê-se a sensibilização da população-alvo para os impactos ambientais e económicos decorrentes da utilização do automóvel. Orientado, numa segunda fase, para escolhas modais mais sustentáveis”, adiantam ainda os promotores do gotoCampus.
Vitor Caneco e Marc Abreu quiseram justificar o projecto e apresentaram uma elevada percentagem (82%) da população académica que se desloca de automóvel. Contas feitas, “diariamente são consumidos cerca de 7.200Kg de combustível, e emitido cerca de 27.000Kg de CO2”, totalizando gastos superiores a 1.700.000 euros.
O gotoCampus está presente no Facebook e no Twitter.
Sem comentários:
Enviar um comentário