28 de outubro de 2011

Evolução dos conceitos de Marketing


O Marketing tem-se adaptado à sociedade de consumo e ao conhecimento dos individuos ao longo dos tempos originando assim várias vertentes consuante a sua aplicação. Contudo com o surgimento da Web 2.0 teve os marketeers depararam-se com a necessidade de tornar a sua relação mais próxima com as pessoas tornando-as muitas vezes "colaboradoras" na marca. Daí a nova designação de Marketing 3.0 que se preocupa para além dos aspecto tradicionais com as Novas Tecnologias e Internet.

Segundo Kotler os conceitos de marketing evoluíram nos últimos 60 anos de "uma ênfase na gestão dos produtos nos anos 1950 e 1960 para uma ênfase na gestão do cliente nos anos 1970 e 1980". Já entre os anos 90 e 2010 teve outra evolução e "acrescentou um campo de estudo de gestão da marca", refere o mesmo autor.

O marketing tem uma necessidade e capacidade de adaptação às alterações da vida dos indivíduos, e procura constantemente melhorar a forma de agir através do desenvolvimento de estratégias e ferramentas de marketing. Vejamos a evolução dos conceitos num esquema que Kotler et all apresentam no livro Marketing 3.0:

Esta evolução faz com que o marketing esteja a alcançar o "espírito humano", prestes a descobrir a composição de mais um gene, talvez o mais importante, para a boa formação e funcionamento do ADN do marketing, o Marketing Relacional.



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