22 de janeiro de 2010

Fases do Ensino à Distância

Historicamente, o Ensino a Distância (EaD) surgiu como uma alternativa académica para aqueles que, por impedimentos geográficos, condicionantes físicas ou motivos profissionais de outra forma não conseguiriam ter acesso a outro tipo de formação. A primeira geração situa-se entre o final do século XIX e o início do século XX e é referenciada na literatura como ensino por correspondência. A segunda geração corresponde ao ensino multimédia, que se caracteriza pela utilização de novos media existentes, que emergiram em 1960, nomeadamente a rádio e a televisão. Eu pertenço a esta geração: no 5º e 6º ano frequentei a Tele-escola, em que a introdução dos programas eram vistos na TV, a professora completava o resto da matéria. A educação telemática corresponde à terceira geração, e surge em meados da década de 80.
O ensino online caracteriza-se por ser suportado por plataformas de e-Learning, onde é possível gerir os conteúdos e a aprendizagem, para além de outras funcionalidades tais como a monitorização dos participantes, a recolha de diversos tipos de estatísticas, entre outros.
Nalgumas plataformas, como por exemplo a Moodle, já é possível incorporar ferramentas Web 2.0, trazendo novas possibilidades de interacção que por sua vez trazem novas estratégias de ensino e aprendizagem.

Sem comentários: